História

COMO SURGIU O MOVIMENTO DA MÃE RAINHA NO MUNDO

Pe. Kentenich
O Movimento de Schoenstatt surgiu na Alemanha em 18 de outubro de 1914, no bairro de Schoenstatt, em Vallendar, na capela de São Miguel.

Padre José Kentenich proferiu palestra a um grupo de jovens onde revelou uma "secreta idéia" de convidar Nossa Senhora a se estabelecer naquela capela. Pediram que Ela se estabelecesse e dali distribuísse graças, mas também se comprometeram a colaborar com Ela na missão de renovar o mundo.

Foi ali selado um compromisso mútuo, que mais tarde recebeu o nome de Aliança de Amor. Desde início tão modesto surgiu o Santuário de Schoenstatt, onde Maria é venerada com o título de Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt.
Hoje existem mais de 120 santuários espalhados por todo o mundo. Padre José Kentenich é considerado o fundador do Movimento.
 
SURGIMENTO NO BRASIL
 
João Luís Pozzobom
O movimento de Schoenstatt teve sua origem quando Padre Kentenich enviou Irmãs de Maria para terras brasileiras em 10 de junho de 1935. Vieram como missionárias e empenharam todas as suas forças para ajudar na renovação do mundo em Cristo por Maria.

Mais tarde, em 1947 e 1952, Padre Kentenich visitou por dez vezes o Brasil, anunciando as glórias de Maria e estimulando a construção de Santuários de Schoenstatt. Participou da inauguração do Santuário Tabor em Santa Maria (RS) em 11 de Abril de 1948.

Alguns dias após a inauguração, escreve uma carta incentivando a levar a Imagem da Mãe de Deus aos lares para que ela pudesse realizar sua tarefa de Mãe educadora  dos filhos de Deus. foi neste tempo que o Sr. João Luis Pozzobom entrou em contato com o Santuário e o Movimento de Shoenstatt.

Era o Ano Mariano. A Igreja iria proclamar o Dogma da Assunção de Maria ao céu em 1° de novembro. Em 10 de setembro de 1950, ao participar de um retiro para homens, o Sr. João Pozzobom deu o sim aos planos de Deus para o início da grande campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt. Irmã Terezinha Gabbo, sabendo do desejo do Sr. João de servir a Mãe Rainha com seu apostolado, deu-lhe a incumbência, lançando um grande desafio. "Esta imagem ficará ao seu cuidado, deverá cuidar que peregrine de casa em casa". A partir desse dia, o Sr. Pozzobom andou de casa em casa, de escola em escola, de hospital em hospital, levando a Mãe Peregrina, rezando o terço e anunciando a todos o amor em cristo.

Padre Kentenich considerou a campanha uma extraordinária pastoral moderna e genuína realização daquilo que Schoenstatt quer oferecer à Igreja e à sociedade. 

João Luis Pozzobom peregrinou 30 anos com a imagem da Mãe Rainha. O seu testemunho desperta em nós um sagrado orgulho. Ele foi um instrumento nas mãos de Maria.